Tuesday, August 15, 2006

Zuzu Angel


Que não se esqueça a ditadura fascista brasileira patrocinada pelo imperialismo norte-americano! Haja memória contra o fascismo e contra a impunidade!


Estreou um filme muito interessante no Brasil, Zuzu Angel, sobre uma famosa estilista que lutou firmemente contra a monstruosa ditadura militar que sequestrou, torturou e matou o seu filho Stuart Angel, apanhado em actos públicos de resistência ao regime fascista, no movimento estudantil brasileiro. Stuart Angel acreditava nos ideais da revolução e socialismo, e foi um lutador pela democracia no Brasil. A sua mãe apesar de não compartilhar dos ideais acabou por aderir à luta pela democracia depois do horrivel assassinato do seu filho.

Aqui fica a biografia de Zuzu Angel na Wikipédia:

Zuleika Angel Jones ou Zuzu Angel (Curvelo, 5 de junho de 1921 — Rio de Janeiro, 15 de abril de 1976) foi uma estilista brasileira.

Mudou-se quando criança para Belo Horizonte, tendo em seguida morado na Bahia. A cultura e cores deste estado influenciaram significativamente o estilo das suas criações. Em 1947 foi morar no Rio de Janeiro.

Nos anos 50 iniciou seu trabalho como costureira, quando fazia roupas principalmente para alguns familiares próximos. No princípio dos anos 70 abriu uma loja em Ipanema, quando começou a realizar desfiles de moda nos EUA. Nestes desfiles sempre abordou a alegria e riqueza de cores da cultura brasileira, fazendo sucesso no universo da moda daquela época.

Pioneira na moda brasileira, fez sucesso com seu estilo em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Nos anos 70, seu filho Stuart, ativista contra o regime militar, foi preso e morto nas dependências do DOI-CODI. A partir daí, Zuzu entraria em uma guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos, país de seu ex-marido e pai de Stuart. Essa luta só terminou com o seu assassinato em 1976 por integrantes do regime militar, os seus assassinos forjaram um acidente automobilístico no Rio de Janeiro, no túnel que hoje leva seu nome. O corpo de Stuart nunca foi encontrado.

Em homenagem à estilista, Chico Buarque compôs a musica "Angélica".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zuzu_Angel

0 Comments:

Post a Comment

<< Home